Kauwboy (Kauwboy, 2012)
- Pedro Alves

- 24 de set. de 2015
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jun. de 2022

Boudewijn Koole já tinha em seu currículo uma lista respeitável de trabalhos audiovisuais quando dirigiu Kauwboy. Contudo, nenhuma de suas outras obras lhe proporcionou tanta visibilidade quanto Kauwboy. No filme, acompanhamos Jojo (Rick Lens), um garoto de 10 anos, que um dia traz um filhote de gralha para casa. Temendo pelo seu pai, que não quer animais nem plantas dentro de casa, o encontre; o menino esconde o filhote. Jojo pretende surpreender a mãe com o pássaro no dia do aniversário dela, mas seu pai prefere não comemorar a data, tendo em vista que ela não está muito presente em suas vidas.

A superação de perdas é o tema central do enredo. Através de situações episódicas, Jojo amadurece e supera fatos antes ocultados de sua vida. O amadurecimento, entretanto, não se refere a mudança de um olhar infantil e ingênuo que Jojo pudesse possuir. Durante o filme, os espectadores podem perceber que, nas discussões com seu pai, o menino é o mais maduro, respondendo com paciência a todo ódio destilado pelo seu genitor. Entretanto, Jojo o amadurecimento de Jojo se refere a relações e relacionamentos. O ponto crucial para essa mudança é o encontro com o filhote de gralha, mas não o único. A descoberta do amor pelo garoto; a conquista de sua independência e a responsabilidade passada tacitamente de que ele precisa cuidar sozinho da casa; formam o mosaico de aprimoramento do personagem. A tríade que impulsiona o garoto é formada pelo filhote de gralha, o pai e sua paixão juvenil.
É importante notar que, ao final do filme, assim como separou pai e filho, o luto os uniu novamente. Ao passar pela experiência de pesar, Jojo finalmente pode entender as atitudes de seu pai durante o filme inteiro.

A pronta relação entre Kauwboy e o longa-metragem Kes (Kes, Ken Loach, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, 1969, 110 minutos) parece inevitável. Kes conta a história de um menino que acha uma forma de se abstrair de sua dura realidade paupérrima com seu núcleo familiar disfuncional treinando um falcão. A relação difícil com a família está presente nos personagens de ambos as películas, assim como a ajuda que um encontro com um filhote de animal lhe proporciona.
Kauwboy foi tão bem aceito pela crítica de seu país que foi o escolhido pela Holanda para concorrer a uma vaga na seleção para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.







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